sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CURIOSIDADE – O animal com as pernas mais longas

O animal com as pernas mais longas é a girafa, cujas pernas podem ter entre 1,80 e 2,10m de comprimento. Esses animais podem ter 6m de altura e pesar 4 toneladas, com uma velocidade de corrida de 60Km/h. Quando a galope, as pernas dianteiras e traseiras da girafa trabalham em pares.



Fonte:
SHERBURN, Kate. Que animais têm as pernas mais longas? Como funciona, São Paulo. Edição 12, Ano 01 p. 79,  2012.



quinta-feira, 30 de agosto de 2012

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dia Nacional do Combate contra ao fumo


Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, os cigarros contêm cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela  dependência

As doenças ocasionadas pelo consumo de tabaco matam 3 milhões de pessoas no mundo anualmente, com uma projeção estimada de óbitos em torno de 10 milhões até o ano 2020 - das quais 7 milhões ocorrerão nos países em desenvolvimento.

Vale dizer que o tabagismo, hoje, mata mais que a soma das mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídios e acidentes de trânsito.

Desista do cigarro e diga SIM para a vida!
Simone Blima.


Tabagismo (on line). Disponível na internet: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabagismo. Arquivo capturado em 24 ago. 2012.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SAÚDE – Quanto tempo uma pessoa aguenta...



Os fisiologistas Antonio Nóbrega, professor da Universidade Federal Fluminense e Walter Araújo Zin, professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, do Rio de Janeiro, analisaram os trabalhos científicos mais recentes e chegaram a conclusão que um indivíduo comum, saudável entre 20 e 30 anos em torno de 70 quilos, mas um tanto sedentário possui os seguintes limites:
  
SEM COMER?

O corpo humano é uma máquina inteligente que busca soluções diante de uma dificuldade. Desde que se tome água, é possível ficar entre sessenta e oitenta dias sem comida. O problema é que o organismo fica debilitado e a pessoa pode morrer antes desse prazo como resultado de alguma doença.

  
SEM BEBER ÁGUA?

Nesse caso, atletas de elite e pessoas sedentárias têm o mesmo limite. O máximo que alguém pode ficar sem consumir água é três dias. Depois desse período o corpo de desidrata, a pressão sanguínea cai, os neurônios começam a morrer, perde-se a consciência e, por fim, os órgãos param de funcionar.



DE CALOR?

Assim como no frio, o tempo de exposição, a proteção utilizada e a temperatura são fundamentais para determinar o limite de exposição ao sol. Temperaturas acima de 42 graus são insuportáveis por mais de vinte ou trinta minutos sem proteção (qualquer anteparo contra raios solares, como protetor, guarda-sol ou roupas). A temperatura do corpo aumenta bruscamente, e um quadro de insolação, decorrência natural, pode levar à morte.


DE FRIO?

O limite varia conforme o tempo de exposição ao frio, a quantidade de roupa e a intensidade do vento, que altera a sensação térmica. Se tiver zero grau e a pessoa permanecer agasalhada, não há perigo. A mesma temperatura com roupas leves e vento forte – que aumenta a sensação de frio – leva à hipotermia em menos de dois minutos e à perda de consciência em cinco minutos. Se a temperatura for de 30 graus negativos, na mesma precária situação de cuidados, a pessoa congela em segundos.


Fonte: LUZ, Natália. Os jogos sedentários. Veja – Edição especial ano 45. nº 2278. p 62-63, jul 2012.


domingo, 26 de agosto de 2012

Tempo

O tempo não pára. 
Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo.

Mario Quintana



sábado, 25 de agosto de 2012

Chapada do Araripe



Nesse vídeo você vai conhecer a Chapada do Araripe, local onde há um importante acervo natural que tem atraído inúmeros estudiosos e pesquisadores. Através de seus registros paleontológicos e geológicos eles consideram a Chapada do Araripe, uma janela para observação da história da evolução da vida na terra. Na área da bacia sedimentar do Araripe encontram-se páginas únicas da história do planeta. Esse precioso legado tão pouco conhecido pelos brasileiros está localizado no Sul do estado do Ceará, há aproximadamente 421 Km da capital, Fortaleza.


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Evitar aborrecimentos


Exige muito de ti e espera pouco dos outros. 
Assim, evitarás muitos aborrecimentos.

Confúcio


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CURIOSIDADE – Saiba como surgiram as diferenças regionais do português brasileiro.


A Amazônia fala de um modo bem diferente do vizinho Nordeste. A razão para isso é que lá quase não houve escravidão de africanos. Predominou a influência do tupi, língua que não era falada pelos índios da região, mas foi importada por jesuítas no processo de evangelização.

O litoral nordestino recebeu muitos escravos negros, enquanto que o interior encheu-se de índios expulsos da costa pelos portugueses. Isso explica algumas diferenças dialetais. No Recôncavo baiano, o “t” é pronunciado como se fosse “tch”. É o caso de “tia”, que soa como “tchia”. No interior predomina o “t” seco, dito com a língua atrás dos dentes.


Quando a família real portuguesa mudou-se para o rio em 1808, fugindo de Napoleão, trouxe 16.000 lusitanos. A cidade tinha 50.000 mil habitantes. Essa gente toda mudou o jeito de falar carioca. Data daí o chiado no “s”, como em festa, que fica parecendo “feishta”. Os portugueses também chiam no “s”.


Os tropeiros paulistas entraram no Sul no século XVIII pelo interior, passando por Curitiba. O litoral sulista foi ocupado pelo governo português na mesma época com a transferência de imigrantes das Ilhas Açores. Na costa, fala-se “tu”, como é comum até hoje em Portugal. No interior de Santa Catarina, adota-se o “você”, provavelmente espalhado pelos paulistas.


Até o século XIX, a cidade de São Paulo falava o dialeto caipira, característico da região de Piracicaba. A principal marca desse sotaque é o “r” muito puxado como em porta, que falavam porrrrta. A chegada dos imigrantes, que vieram com a industrialização, diluiu esse dialeto e criou um novo sotaque paulistano, fruto da combinação de influências estrangeiras e de outras regiões brasileiras.


Fonte:
Super Interessante Ano 14 – Nº 04 abril 00 – Os dialetos do Brasil, págs. 48/49 – Alessandra Kalko e Elisa Cardoso

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

terça-feira, 21 de agosto de 2012

DICA - Como costomizar camisetas



Selecionei esse vídeo com dicas criativas para você customizar suas camisetas. 
Já customizei a minha e ficou linda!




segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Os olhos


Os olhos são os intérpretes do coração, 
mas só os interessados entendem essa linguagem.

                                                                                                      
                                                                                                     Blaise Pascal



domingo, 19 de agosto de 2012

19 de Agosto – Dia mundial da fotografia


A primeira fotografia conseguida no mundo foi tirada no verão de 1826, da janela da casa de Claude Niepce, e essa encontra-se preservada até hoje.

Os irmãos franceses Jean Niceforo e Claude Niepce são os primeiros a relacionar a imagem realizada com luz e uma câmera escura. Mas eles não foram os únicos investigadores desta atividade, em que pese que foram os únicos a chegar ao fim desta prática.


Não importa se é preto e branco ou colorida, a fotografia é fruto de um fantástico invento que vem registrando histórias desde nossos antepassados e continua presente nos dias atuais.

Mesmo com o advento da tecnologia, a fotografia não perdeu o seu valor, mas com força total tem tornado-se indispensável no nosso cotidiano.

Falar de fotografia é falar de história, de saudade, de alegria de momentos marcantes da nossa vida.

A fotografia preserva a memória, eterniza momentos e nos dar a oportunidade de voltarmos ao passando.


Simone Blima.


sábado, 18 de agosto de 2012

Ser feliz!

Viver é acalentar sonhos e esperanças, 
fazendo da fé a nossa inspiração maior. 
É buscar nas pequenas coisas, 
um grande motivo para ser feliz!


Mario Quintana



sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CURIOSIDADE - Verniz de unha


Verniz ou esmalte de unha é um líquido que se aplica nas unhas, tanto das mãos como dos pés, com uso normalmente estético, mas também como proteção para as unhas.

Geralmente, é aplicado nos salões de beleza por manicures (nas mãos) e pedicures (nos pés).

Desde 3.500 a.C. as egípcias ja tingiam as unhas inicialmente de preto. No Império Romano valorizava-se unhas bem polidas. Na China unhas compridas eram sinal de nobreza.

Já em 1800 as unhas eram curtas e levemente arredondadas, às vezes perfumadas com óleo vermelho e polidas com couro.

Em 1830 surgiu  o primeiro apetrecho de manicure, com este instrumento podia-se empurrar a cutícula, até o dado momento as cutículas era removidas com qualquer tipo de metal, tesouras ou ácidos.

Em 1892 surgiram os primeiros salões de manicure.

Em 1900 usavam-se tesouras e limas metálicas para dar forma às unhas. Para polir eram usados cremes colorantes e pós.

Havia um modelo precursor de esmalte de unha como o conhecemos hoje. Este esmalte era aplicado com um pincel de pelo de camelo, entretanto, este esmalte não permanecia mais do que um dia nas unhas.

Em 1925 foi lançado um esmalte de unha transparente, em tom rosado. Ele era aplicado no meio das unhas – a meia lua e a ponta das unhas ficavam nuas.

Já 1932 Charles e Joseph Revlon, irmãos americanos, e um químico, criaram o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda.

Nasceu a marca Revlon e eles promoveram pela primeira vez a tendência de maquilhar os lábios e unhas da mesma cor.

Na década de 70 vieram os esmaltes sintéticos. As unhas tornaram-se extremamente longas através de várias técnicas.

Os esmaltes acrílicos foram sucedidos pelos esmaltes de fibra de vidro em 1980.

Atualmente a decoração das unhas não é mais limitada aos esmaltes. Pedras preciosas e vários acessórios entraram em uso.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Verniz_de_unha


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Diz-me...

Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és. 
Saiba eu com que te ocupas e saberei também no que te poderás tornar.

Goethe



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

FÁBULA – A Corrida dos Ratos

Certo dia a comunidade dos ratinhos de uma aldeia decidiu organizar uma corrida. O objetivo era dar 100 voltas à aldeia sem parar.

No dia da corrida toda a comunidade se juntou à volta do percurso para incentivar os participantes. A corrida começou e ninguém acreditava que aqueles ratinhos tão pequenos e magrinhos conseguissem alcançar a meta. Ao longo da corrida iam surgindo alguns comentários:

– Oh, é muito difícil. Eles nunca vão conseguir.

Alguns ratinhos começavam a desistir logo na 1ª volta, mas muitos continuavam. Mas os comentários dos espectadores não paravam:

– É melhor desistirem. Não vale a pena.

Mais de metade dos ratinhos já tinham desistido à 11ª volta, mas ainda permaneciam alguns resistentes. Porém os comentários desmotivadores continuavam:

– É muito difícil. Vocês não são capazes.

Na 55ª volta já só sobravam dez ratinhos que começavam a comentar entre si:

– Não acham melhor desistir? Nós não vamos conseguir. É melhor aproveitar e parar agora.

Um por um, os últimos dez ratinhos começavam a desistir incentivados pelos colegas, mas mesmo assim havia dois ratinhos que continuavam o seu caminho.

– É melhor parar não achas? Nós não vamos conseguir. Desistimos agora os dois. Não vale a pena continuar mais.

Mas um dos ratinhos não “fazia caso” e continuava a sua luta, mesmo com todos os espectadores e colegas a incentivarem para parar e desistir. Por fim, esse ratinho com toda a sua coragem e determinação chegou até ao fim.

Naturalmente ficaram todos surpreendidos e ansiosos por saber como é que o ratinho tinha conseguido vencer a corrida.

Perguntaram ao ratinho vencedor qual era o segredo para ter conseguido vencer e ele explicou gestualmente que não percebia a pergunta, porque era surdo.

Não se deve dar ouvidos a pessoas pessimistas e negativas que nos tentam arrastar para junto delas. Acredite em si próprio e nos seus objetivos. Supere os seus próprios limites e leve a ação até ao fim.

Sucesso!!!
Simone Beserra
TEXTO: http://www.motivo.me/2011/06/01/a-historia-da-corrida-dos-ratinhos/


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Explicação

Quem não compreende um olhar, 
tampouco compreenderá uma longa explicação! 


Mario Quintana



segunda-feira, 13 de agosto de 2012

OLIMPÍADAS – Encerramento

Arthur Zanetti – medalha de ouro nas argolas
Sara Menezes – Medalha de ouro no judô
Vôlei feminino - medalha de ouro na quadra

Assim como na abertura, as Olimpíadas de Londres tiveram seu encerramento ontem em grande estilo. 

Durante esses 18 dias de competição vimos um espetáculo de alto nível em todas as modalidades do esporte mundial.

Não posso calar depois de ver tanto empenho desses atletas em busca de medalhas, por isso acho que todos mereciam pelo menos uma.

Aos que não  conseguiram ouro, prata ou bronze, levem a medalha dos nossos aplausos, dos nossos agradecimentos, e da nossa torcida no momento de cada apresentação.

Nossa maior homenagem aos grandes atletas brasileiros que apesar do pouco  incentivo e da falta de patrocinadores e recursos, foram lá e fizeram bonito porque garra tiveram de sobra.

O espetáculo não acabou. Ele deu uma pausa de quatro anos para voltar mais belo em 2016, aqui no nosso Brasil.

Simone Blima.


domingo, 12 de agosto de 2012

HOMENAGEM - Dia dos pais

"Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai".

 (Sigmund Freud )



Parabéns a todos os pais que amam e respeitam os seus filhos!

Um lembrete aos filhos:
“Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem e vivas muito tempo sobre a terra.”

 (Efésios, 6:2-3)

sábado, 11 de agosto de 2012

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

DICA - Como escovar o seu cabelo sozinha



É bom poder freqüentar salão de beleza e estar sempre bonita, mas quando isso não é possível sempre aparece um jeitinho que acaba dando tudo certo.

Pensando nisso selecionei esse  vídeo maravilhoso para quem quer aprender escovar o próprio cabelo.

Aprovei e coloquei em prática, por isso estou passando a dica prá vocês.

Boa escova!!!
Simone Blima.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Falar e escutar


Falar é uma necessidade, 
escutar é uma arte.

                                                                                            Goethe


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DICA – Escolha o seu chá


http://www.oquenaomataengorda.com.br/wp-content/uploads/2011/09/cha-carqueja.jpg

O Chá tem fins curativos para todas as horas. Confira qual chá tomar.

·        Manhã – Escolher um chá energético, rico em cafeína e outras substâncias estimulantes para dar mais pique ao dia. Chás indicados: Chá-preto, chá-verde, chá-mate ou chá de canela.

·        Depois do almoço - Escolher um chá digestivo.Chás indicados : chá de hortelã-japonesa, chá de boldo-do-chile, chá de erva-cidreira, chá de maçã, chá de capim-santo, chá de gengibre ou chá-verde.

·        Tarde – Escolher um chá que não deixe a fadiga se aproximar. Chás indicados : Chá de camomila, chá de erva-cidreira, chá de capim-santo, Chade hortelã-japonesa ou chá de erva-doce.

·        Depois do jantar – Escolha um chá que ajude na digestão e relaxe. Chás indicados : Chá de camomila, chá de erva-cidreira, chá de capim-santo ou chá de erva-doce.


Bom chá a todos!!!
Simone Blima.

Texto:  Aprenda tudo sobre chá medicinal – Livro de Carlos Alves Soares.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Espetáculo imperdível!

Jamais desista de ser feliz, 
pois a vida é um espetáculo imperdível, 
ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.



segunda-feira, 6 de agosto de 2012

NOTÍCIA – Medula óssea a preço de mercado

A MATÉRIA A SEGUIR FOI EXTRAÍDA DA REVISTA VEJA EDIÇÃO 2278 – ANO 45 Nº 29, PÁGINA 100 - 18 DE JULHO, 2012.


Ao liberar a venda para uso em transplantes, tribunal americano dá novo argumento ao debate sobre o comércio de órgãos humanos.

O tempo médio de espera por um transplante de medula óssea no Brasil é de seis meses, e o número de pacientes na fila passa de 1000.

Quanto um doente em situação de desespero estaria disposto a pagar por uma doação que o livrasse da fila?

A opção não existe no Brasil, que proíbe totalmente o comércio de órgãos e tecidos humanos. Mas já é possível nos Estados Unidos.

A decisão recente de um tribunal não apenas liberou a venda, como aceitou a quantia de 3.000 dólares como uma recompensa justa a ser paga ao doador.

A sentença diz respeito a um processo movido por um grupo de pacientes de câncer contra a legislação de 1984 que baniu a compra e venda de órgãos humanos, incluindo a medula óssea.

O argumento aceito pelo juiz foi que o avanço na técnica de extração de material para o transplante de medula óssea transformou o procedimento em algo simples como a doação de sangue, cuja venda não é proibida nos Estados Unidos.

O método tradicional de doação de medula óssea é a punção na espinha, com a aplicação de anestesia.

Hoje é possível extrair células hematopoiéticas usadas no transplante para o tratamento de leucemia e linfomas, diretamente do sangue, em um processo semelhante à hemodiálise, chamado de aférese. Extraídas dessa forma, as células hematopoiéticas podem ser vendidas livremente.

A decisão judicial acrescentou novos argumentos a um debate ético, travado em escala global. Visto que o número de doadores não dá conta da demanda por transplantes e a situação só deve se agravar.

Há propostas de liberação do comércio de órgãos humanos como uma solução radical para a escassez. Um defensor dessa ideia é o advogado Brunello Stancioli, da Universidade Federal de Minas Gerais. A liberação reduziria o tráfico ilegal, que hoje movimenta 7 bilhões de dólares por ano", diz ele.

Um dilema moral nessa questão diz respeito à transformação do corpo humano em pura mercadoria, que se vende aos pedaços.

"A proibição da venda de órgãos serve de proteção àqueles que agem apenas pelo dinheiro". opina a geneticista Mayana Zatz. da Universidade de São Paulo. "Quem doa por altruísmo entende que faz isso para salvar uma vida. Quem vende um órgão pode não entender plenamente as conseqüências de seus atos."

Como cada pessoa nasce com dois deles, mas pode sobreviver com um só, o rim é hoje o órgão mais facilmente encontrado no mercado clandestino para transplantes.

Estoques fartos dessa peça da anatomia humana alimentam o turismo médico na índia, no Paquistão (lá. de forma suspeitíssima. 95% dos doadores são mulheres) e também na China, país que, na teoria, proíbe esse tipo de comércio.

Em 2006, o Irã tornou-se o único país a liberar totalmente a venda de rins, cujo preço de mercado está em torno de 5000 dólares.

Ainda que o país dos aiatolás não sirva de modelo para a solução de nenhum dos problemas mundiais, vale a pena observar no que vai dar essa experiência.




domingo, 5 de agosto de 2012

O silêncio

Fique calado e em segurança; 
o silêncio nunca o trairá.
                
   O’Reilly


sábado, 4 de agosto de 2012

DICA – Presente para os pais


O dia dos pais está chegando e surgem as dúvidas: o que comprar para o paizão? Certo é que existem pais de todas as idades e de diversos tipos. Os vaidosos, os exigentes, os tranqüilos, por isso é bom prestar bem atenção no estilo do seu pai.

Para quem quer apenas presentear para cumprir a obrigação de filho, pode dar qualquer coisa, mas quem tem carinho e respeito por seu pai, geralmente procura agradá-lo da melhor forma possível.

Esse negócio de esperar chegar o segundo domingo de agosto para comprar uma sandália, bermuda, camiseta ou algo do gênero, não é muito legal. Isso você dar no aniversário ou em qualquer outra ocasião.

No dia dos pais você deve mostrar o seu carinho, portanto, ouse e capriche na escolha do presente.

Quer uma dica? Que tal um óculos esportivo? Além de proteger a visão contra os raios ultravioletas, ainda vai dar aquele charme no velho.


Pesquisei e encontrei uma grife que oferece vários modelos tanto em acetato quanto em metal.


Presenteie o paizão com um óculos esporte e ele vai se sentir mais jovem, mais querido e mais feliz!
Simone Blima.


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

DICA – Leitura



Minha dica de leitura para o mês de agosto é o clássico Marco Polo.
Narra à história de um jovem veneziano que descobriu um novo e deslumbrante mundo no Oriente. De simples mercador em busca de bens, lucros e empolgantes aventuras à poderoso homem de estado. O habilidoso Marco Polo desbravou fronteiras, viu e viveu o impossível até conquistar um lugar de honra na corte de Kublai Khan, o senhor da China.




quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Não faças

Não faças da tua vida um rascunho.
Poderás não ter tempo de passá-la a limpo.


Mário Quintana



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

01 de Agosto – Dia do Selo

[[Imagem:Penny black.jpg|thumb|180px|Legenda]]


O primeiro selo postal foi o Penny Black, (one penny black), surgido na Inglaterra em 6 de Maio de 1840.

A ideia foi de Sir Rowland Hill, membro do Parlamento do Reino Unido, para que fosse o remetente a pagar a tarifa, pois antes da criação do selo, o destinatário era quem  pagava, gerando então um  enorme número de devoluções.

No dia 1° de agosto de 1843, foi emitido, portanto, o 3° selo do mundo, o brasileiro (Olho de Boi) numa série de três valores: 30 réis, 60 réis e 90 réis.