domingo, 30 de setembro de 2012

MISS BRASIL 2012

Gabriela Markus - Rio Grande do Sul - vencedora do Concurso Miss Brasil 2012.

 2° lugar -  Kelly Fonseca - Rio Grande do Norte.
 3° lugar -  Thiessa Sickert - Minas Gerais.

Considerado o concurso de beleza mais importante do País, o Miss Brasil 2012 aconteceu na noite de ontem (sábado, 29) na cidade de Fortaleza, capital do Ceará e contou com 27 participantes provenientes de todos os estados do País.

Pela primeira vez, em 14 anos, o evento deixou de acontecer em São Paulo e no Rio de Janeiro e ganhou um espaço no nordeste do Brasil. A festa foi comandada por Adriane Galisteu,  apresentadora do programa Muito +, e pelo ator Sérgio Marone.

Além de conquistar a coroa, a vencedora da competição, Gabriela Markus levou para casa um carro 0 km e representará o Brasil no Miss Universo, que acontecerá no dia 19 de dezembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Já a segunda colocada, Kelly Fonseca (Rio Grande do Norte) e a terceira, Thiesse Sickert (Monas Gerais), ganharam uma viagem com tudo pago para Cancun, no México, e para o Nordeste, respectivamente.

A emissora Band transmitiu o concurso ao vivo. 



sábado, 29 de setembro de 2012


"Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, eles estão no lugar certo; agora construa os alicerces".

Dalai Lama

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CULTURA - Quantos idiomas existem no mundo?

São 6.909 línguas diferentes faladas ao redor do mundo, segundo o compêndio Ethnologue, que cataloga os idiomas do nosso planeta desde 1950. Mas a maioria desses idiomas a gente quase não ouve: 6 520 línguas (cerca de 94% do total) estão na boca de apenas 6% dos habitantes da Terra, enquanto o restante da população mundial usa apenas 389 idiomas.

Há pelo menos 172 línguas com pelo menos 3 milhões de falantes – do chinês ao tachelhit, do Marrocos, e o quimbundo, de Angola. Já entre as línguas “nanicas” estão idiomas que lutam para sobreviver. Existem quase 500 idiomas que correm o risco de ser extintos.

Na China, o chinês predomina, mas há uma língua, o ayizi, com apenas 50 falantes, em um país com mais de 1 bilhão de pessoas.

ÁSIA
A Ásia é a Babel dos continentes: são 2 322 idiomas – 33% do total – praticados por lá. Além de ter a maior variedade, os asiáticos também têm o maior número de falantes – 3,6 bilhões, uma média de 1,5 milhão por idioma
  
ÁFRICA
Os africanos falam 2 110 idiomas diferentes – em média, 344 mil pessoas para cada um! Em Moçambique, por exemplo, a língua oficial é o português. Mas lá você também pode ouvir maconde, chona, tonga e outros 40 idiomas

AMÉRICA
Do Alasca à Patagônia, são 993 idiomas no continente, com a média de 50 852 praticantes cada um. Você sabia que se fala francês no Haiti? E holandês em Aruba? E que 700 mil mexicanos ainda falam maia, um idioma pré-colombiano?
   
EUROPA
São 234 idiomas no Velho Mundo, com 6,6 milhões de pessoas falando cada um. Entre as línguas de origem européia, a mais pop é o espanhol, segunda mais comum do mundo, escrita e falada em 44 países por 329 milhões de “personas”

OCEANIA
Apesar de ter apenas dois países grandes – Austrália e Nova Zelândia –, a Oceania tem dezenas de ilhotas, com centenas de dialetos, somando 1 250 variedades. O resultado: em média, cada idioma é praticado por apenas 5 144 pessoas

MAIS FALADA
A populosa China tem a língua mais executada: o chinês, com 1,2 bilhão de falantes em suas 14 variedades . O mandarim é uma delas – e é a mais falada, com 845 milhões de adeptos. O tipo de chinês menos popular é o min zhong, com 3,1 milhões

MENOS FALADA
À beira da extinção, com apenas um falante remanescente, há várias línguas. É o caso do Iuo, de Camarões . O Brasil também tem idiomas na categoria UTI, como o catuquina, o lakondê e o sabanês

PAÍS COM MENOR VARIEDADE
Cinco países e territórios são monoglotas – Coreia do Norte (100% coreano), Ilhas Malvinas (inglês), Território Britânico do Oceano Índico (inglês), Vaticano (latim) e Santa Helena (território britânico no Atlântico, onde só rola inglês)

PAÍS COM MAIOR VARIEDADE
Papua-Nova Guiné , arquipélago ao norte da Austrália, tem 830 línguas em uso – sem contar as 11 extintas! Em média, cada idioma é praticado por 4 624 papuas. O segundo país mais poliglota também vem da Oceania: em Vanuatu, falam-se 108 línguas

IDIOMA ARTIFICIAL
A lista de línguas “inventadas” inclui só o esperanto , criado por um polonês no século 19. Línguas artificiais como o klingon (de Jornada nas Estrelas), o sindarin (de O Senhor dos Anéis) e o na’vi (de Avatar) ficaram de fora

É DO BRASIL!
O português é a sétima língua mais falada do mundo. Somos 178 milhões de falantes em 37 países (sendo o Brasil o representante mais numeroso). À nossa frente, estão, em ordem decrescente, chinês, espanhol, inglês, árabe, hindi e bengali

LÍNGUAS DE SINAIS

As linguagens feitas para surdomudos também entram no catálogo de idiomas. E, mesmo sem som, elas variam ao redor do mundo: são 130 tipos! Só a Suíça tem três códigos de sinais diferentes: a suíço-francesa, a suíço-italiana e a suíço-germana

Fonte:
MOTOMURA, Mariana. Quantos idiomas existem no mundo? (On line). Disponível: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quantos-idiomas-existem. Arquivo capturado em 27 set 2012.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SAÚDE - Diferença entre Anorexia e Bulimia

As principais diferenças são os sintomas. Na anorexia nervosa, a perda de peso é acentuada e, geralmente, deixa a pessoa desnutrida a ponto de correr o risco de morte. Isso acontece porque quem sofre desse distúrbio come muito pouco (ou nada!) para conseguir emagrecer.

Já na bulimia, o peso corporal do paciente é normal ou com sobrepeso, mas ele sofre de compulsão alimentar, com frequentes ataques à comida, seguidos de arrependimentos.


Ambos os transtornos estão ligados ao medo de engordar e atingem, principalmente, as mulheres. A anorexia é mais recorrente em garotas de 12 a 18 anos, enquanto a bulimia é mais comum entre os 16 e 25 anos.


Pesquisas recentes apontam que a preocupação com o corpo também atinge os homens – quase 10% do total de casos são do sexo masculino, seguindo a mesma faixa etária feminina.

  
ANOREXIA

Sintomas: Perda de muito peso em pouco tempo, índice de massa corporal abaixo de 17,5, interrupção da menstruação e infertilidade.

Consequências: o risco de morte é grande devido à desnutrição, que pode ocasionar parada cardíaca, falência de órgãos, insuficiência renal, entre outros. É a patologia psiquiátrica que mais mata.

BULIMIA

Sintomas: nem sempre há perda de peso significativa. Uso de laxantes para compensar os exageros com a comida ou vômito constante.


Consequências: causa problemas gástricos, como dor de estômago e diarreias, tontura, fraqueza (devido à perda de líquidos), erosão do esmalte dos dentes (por causa da agressão do suco gástrico na boca) etc.


Tanto a anorexia como a bulimia precisam de acompanhamento de uma equipe composta de psiquiatra, nutricionista, psicólogo e, às vezes, pediatra ou clínico, dependendo da idade do paciente. As estratégias mais comuns utilizam antidepressivos, psicoterapia e orientação nutricional.


FONTE:
HIRATA, Giselle. Qual a diferença entre Anorexia e Bulimia? (on line). Disponível na Internet no endereço: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-as-diferencas-entre-anorexia-e-bulimia. Arquivo capturado em 24 set 20012.




terça-feira, 25 de setembro de 2012

“A vida é feita de momentos.
Apenas momentos.
Não os perca agora”.

Leo Buscaglia

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ALIMENTO – O Segredo da Batata-doce


Já ouvi falar maravilhas a respeito da batata doce tanto na preparação de deliciosos pratos, quanto no benéfico à saúde.

Li recentemente um artigo  e vou compartilhar com vocês para que conheçam mais sobre a importância desse tubérculo tão popular e pouco valorizado.


Extraído da revista VEJA Edição Especial. Ano 45 Nº 2278, p. 47 - julho 2012.

“Se os cientistas ainda não conseguiram explicar por que os corredores jamaicanos são mais rápidos que os concorrentes, em um domínio constrangedor, a tia do campeão olímpico Usain Bolt parece ter encontrado a solução do mistério: A batata-doce. Não ria. De acordo com Lilly Bolt, o segredo de seu sobrinho ser tão rápido são os pratos feito em seu restaurante a partir do tubérculo. A tia de Bolt revela que o velocista come desde pequeno generosas porções de batata-doce cozida e que esse é o combustível indispensável do homem mais rápido do mundo. O que parece apenas ser um elemento folclórico dos jamaicanos já ganhou adeptos entre os pesquisadores da área de medicina esportiva. “É um efeito bioquímico. A batata-doce rica em fitoesteróis, compostos orgânicos como testosterona”, disse a VEJA o médico Errol Marrison, presidente da Universidade de Tecnologia de Kingston, um dos maiores centros de pesquisa desempenho esportivo da Jamaica.


Mas antes que alguém corra ao supermercado em busca do elixir da velocidade, um aviso: O resultado não é instantâneo. “aliado a um treinamento desde a infância e adolescência, o alto consumo desses esteróides faz com que os jovens desenvolvam exageradamente as fibras musculares, principalmente aquelas de resposta rápida”, diz Marrison. Essa hipótese, ainda segundo o cientista jamaicano, faz mais sentido do que a existência de um gene especial para a corrida. “Foram analisadas amostras de tecido e DNA de velocistas como Usain Bolt e Asafa Powell, em busca de genes pretensamente ligados ao ato da corrida. Não foi encontrado nenhuma diferença em relação ao resto da população.”


domingo, 23 de setembro de 2012

sábado, 22 de setembro de 2012

AMBIENTE - Qual tipo de lâmpada é mais econômico?


É o tipo LED. Sigla em inglês para diodo emissor de luz – um sistema composto de elementos semicondutores capazes de produzir corrente elétrica quando energizados.

No ato da compra, ele é mais caro que os modelos incandescentes e fluorescentes. Mas, como tem uma durabilidade superior e melhor aproveitamento da potência, gera mais economia na conta mensal de luz ao longo dos anos.

Consideradas pouco ecológicas, as incandescentes devem ser banidas do Brasil até 2016. As concorrentes da LED perdem muita energia em forma de calor.

Consultoria: José Gil Oliveira, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, e Cesar José Bonjuani Pagan, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp.


Fonte: 
ANDRADE, Luiza. Qual tipo de lâmpada é mais econômica? (on line). Disponível na Internet via: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-tipo-de-lampada-e-mais-economico. Arquivo capturado em 19 set 2012.



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

GEOGRAFIA - Qual é a diferença entre Reino Unido e Grã-Bretanha?


INGLATERRA

É um país que tem como capital a cidade de Londres. Ao longo da história, a Inglaterra conseguiu se impor politicamente sobre alguns países vizinhos e passou a controlar um Estado batizado de Reino Unido (veja a seguir). No século 19, com a Inglaterra à frente, o Império Britânico se tornou um dos maiores da história, com uma extensão territorial equivalente a um quarto do planeta!


GRÃ-BRETANHA

É o nome da grande ilha onde ficam três países: Inglaterra, País de Gales e Escócia. Com quase 230 mil km2 de área, ela tem perto de 1000 km de comprimento de norte a sul e pouco menos de 500 km de leste a oeste. O termo "Grã-Bretanha" muitas vezes é usado como sinônimo de "Reino Unido" - o que não é inteiramente correto, pois um dos países que formam o Reino Unido não fica nessa ilha.


BRETANHA

O nome deriva da grande ilha onde fica a Inglaterra, mas, quando alguém menciona apenas "Bretanha", está se referindo não a um território inglês, mas a uma região na França. A província da Bretanha é a maior área costeira francesa e tem como capital a cidade de Rennes. Por volta do século 6, essa região foi invadida por habitantes da atual Grã-Bretanha, os bretões, dando origem ao nome em comum.


REINO UNIDO

É um Estado formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A chefe de Estado é a rainha Elizabeth II e o de governo um primeiro-ministro, eleito por um Parlamento central, em Londres. Nas grandes questões de governo, como política econômica, quem manda é esse Parlamento. Mas Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também têm assembléias nacionais, com certa autonomia para tratar de questões mais locais, como saúde.



CABRAL, Danilo Cezar. Qual é a diferença entre Reino Unido e Grã-Bretanha? (on line) Disponível no endereço: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-diferenca-entre-reino-unido-e-grabretanha.Arquivo capturado em 11 set, 2012.



quarta-feira, 19 de setembro de 2012


“As melhores pessoas são sempre, a nosso ver, aquelas que se parecem conosco”.

Walther Waeny

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Como as indústrias determinam o dia em que um alimento vai vencer?


Não há uma padronização: cada empresa desenvolve um cálculo próprio para apontar a data de validade de um produto, mas depois precisa aprová-lo com os órgãos de fiscalização do governo.
"É claro que, mesmo assim, não há tantas diferenças entre os cálculos. Grandes empresas adotam um método e muitas vezes fabricantes menores copiam. Mas, como estes usam técnicas e equipamentos menos eficientes, pode haver diferenças no prazo de validade apresentado por seus produtos", diz o fiscal federal agropecuário Nelmon de Oliveira, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura.
No caso da salsicha, por exemplo, o método mais comum é colocá-la num ambiente com temperatura e umidade controladas e realizar, a pequenos intervalos de tempo, análises químicas que apontam se ela começou a se estragar.
A fiscalização do governo é realizada para saber se os métodos usados pelas empresas são suficientes para determinar um prazo seguro. Se verificarem que o produto não está bom para o consumo, os fiscais podem multar o fabricante ou até o estabelecimento em que o produto é vendido — caso ele não tenha seguido as medidas recomendadas para estocagem e exposição.

Fonte: Fernando Badô e José Sérgio Osse. Como as indústrias determinam o dia exato em que um alimento vai vencer? (on line). Arquivo capturado em 11/09/2012 no endereço: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-as-industrias-determinam-o-dia-exato-em-que-um-alimento-vai-vencer.


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

domingo, 16 de setembro de 2012

SAÚDE - Quanto tempo uma pessoa agüenta ficar sem dormir?


É muito difícil permanecer mais do que três dias sem dormir, uma vez que o corpo necessita do repouso para a recuperação metabólica das células.

A falta do sono pode levar a perda de atenção, irritação, confusão mental, baixa imunidade, hipertensão e doenças cardíacas.



Fonte: LUZ, Natália. Os jogos sedentários. Veja – Edição especial ano 45. nº 2278. p 63, jul 2012.

sábado, 15 de setembro de 2012

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CIÊNCIA – O que faz o cordão umbilical?



O cordão umbilical com seus 50 cm de comprimento, corre do centro da placenta materna para uma abertura no estômago do bebê.

Consiste em uma veia umbilical e duas artérias espiraladas. A veia fornece ao bebê os nutrientes e sangue oxigenado vindos da placenta, enquanto as duas artérias levam dióxido de carbono, sangue desoxigenado e substâncias expelidas de volta à placenta.

Esses vasos são envoltos pela geléia de Wharton e por uma membrana transparente chamada âmnio.

O suprimento de sangue materno se divide dentro do corpo do bebê para distribuir sangue para o fígado e o coração.

O sangue oxigenado circula rapidamente para renovar os níveis de oxigênio no bebê, papel assumido pelos pulmões, após o nascimento.


Fonte: O que faz o cordão umbilical? Como funciona. Ano 1, Nº 12. p. 63. Ago. 2012.


quinta-feira, 13 de setembro de 2012


A verdade alivia mais do que machuca. E estará sempre acima de qualquer falsidade como o óleo sobre a água."

Miguel de Cervantes

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

HISTÓRIA DO DINHEIRO


Por volta de 600 a. C a região grega da Lídia foi a primeira a usar moedas para representar o dinheiro, o que provocou uma onda de falsificações, envolvendo a mistura de metais comuns com ouro ou prata.

No século 7 a. C a China fez a primeira moeda de papel do mundo, com madeira de árvores de amoreira, e tentou evitar a falsificação protegendo florestas de amoreira com guardas armados e condenando os falsificadores à morte.

Nos Estados Unidos, a moeda nacional foi adotada em 1863 e dois anos mais tarde, o Serviço Secreto foi incumbido de combater a falsificação.

No Brasil, o Real foi adotado em 1994, durante o mandato do presidente Itamar Franco.

Em 2010, O Banco Central colocou em circulação as novas moedas de R$ 100 e R$ 50, com novos itens de segurança.


Fonte: História do Dinheiro. Como funciona. Ano 1, Nº 12. p. 35. Ago. 2012.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR em Fortaleza - Ceará - Brasil


A história do Theatro José de Alencar começou em 1896 quando o então presidente da Província - Bezerril Fontenele - fincava a sua pedra fundamental no centro da Praça do Patrocínio Marquês de Herval,  (hoje Praça José de Alencar).

No entanto, só em 1908 no governo de Nogueira Acioli, tiveram início os trabalhos de construção, seguindo à planta elaborada pelo engenheiro militar Capitão Bernardo José de Melo.


A estrutura de ferro veio de Glasgow ,na Escócia, para ser montada em Fortaleza, segundo  modelo criado por engenheiros da Firma Walter MacFarlane. 


O corpo da sala de espetáculos é todo de aço e ferro fundido, com três pavimentos além do térreo, onde fica a platéia, as frisas, camarotes e torrinhas, tendo ainda cadeiras austríacas de palhinha, balcão e elegantes escadarias.


O Theatro José de Alencar foi inaugurado oficialmente no dia 17 de Junho de 1910. A banda sinfônica do Batalhão de Segurança, regida pêlos maestros Luigi Maria Smido e Henrique Jorge fez o espetáculo musical.

O primeiro espetáculo teatral foi apresentado no dia 23 de setembro de 1910, com a peça “O Dote”, de Artur Azevedo.


Texto e imagens capturados em 02/09/2012 no endereço:


domingo, 9 de setembro de 2012

Se existe saudade



A saudade é esse passarinho que vem de leve e pousa no nosso coração trazendo lembranças, como um colibri que beija a flor e traz beleza. E ela nem escolhe hora ou lugar, só aparece assim, invadindo inteiramente esse espaço que consideramos reservado às pessoas ou ocasiões especiais.

Mas se existe saudade, é porque existem sementinhas de ternura plantadas em nós; pedacinhos de coisas boas, que talvez nem tenham ficado muito tempo, mas o suficiente para deixar um rastro, um sabor, uma marca, um perfume.

Que nome dar então a essa falta, esse vazio nostálgico, dolorido e bom que invade a alma e toma conta do momento? Essa viagem que fazemos sem malas e documentos e que nos leva e nos trás, cheios de amor e de não sei o quê?

A saudade é uma prova, um certificado, carimbado e assinado embaixo de que não estamos inteiramente sós e nem vazios. As pessoas vêm e vão e ficam assim se prolongando em nós, existindo pela eternidade do nosso caminho.

E amanhã ou depois, quando tudo o que sobrar em nós forem pedaços do passado, teremos esse coração rico em histórias que nos farão rir sozinhos e nos sentir vivos.

São essas as peças que os verdadeiros amigos pregam ao nosso coração. Caímos nessa armadilha e ainda nos divertimos.

Aprendemos assim que sentir saudade é respirar o amor que plantaram em nós. É viver depois repletos desse amor para a vida toda.


Texto: Letícia Thompson

sábado, 8 de setembro de 2012

8 de Setembro - Dia mundial da alfabetização


O Brasil conquistou sua independência há 190 anos, mas ainda continua com passos curtos em relação à educação.

Lamentavelmente a educação não alcançou todas as camadas do nosso país, por isso em pleno século XXI encontramos muitos brasileiros analfabetos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Censo 2010 revelando que o Brasil ainda tem 9,6% da população com 15 ou mais anos analfabeta.

As maiores taxas de analfabetismo estão nas zonas rurais. Enquanto a taxa nas regiões urbanas chega a 7,3%, no campo ela chega a 23,2%.

Com exceção de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, todas as outras unidades da federação têm taxa de analfabetismo que supera 10%.



http://vidaeducacao.com.br/?p=1201 (Arquivo capturado em 30/08/2012)



sexta-feira, 7 de setembro de 2012

7 de Setembro – Independência do Brasil


Quando crianças aprendemos na escola que no dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro às margens do Ipiranga, gritou: “Independência ou morte!”

O país não ficou independente de um dia para o outro, mas por causa de tudo o que vinha mudando na estrutura da sociedade.

As mudanças foram se somando ao longo do tempo até que aconteceu a ruptura definitiva.


Fonte bibliográfica:
SCHMIDT, Mario. Nova história crítica. São Paulo: Nova geração, 2003. p. 121.



quinta-feira, 6 de setembro de 2012

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CULTURA - Origem das palavras cruzadas


A brincadeira que inspirou um dos passatempos mais populares de nossos tempos data do século IV a.C.
  
Os antigos romanos tinham de formar palavras cruzando-as de maneiras que constituíssem palíndromos - isto é, podiam ser lidas tanto na vertical quanto na horizontal, ou de frente para trás e vice-versa.

"As inscrições mais antigas desse jogo foram encontradas nas ruínas de Pompéia, a cidade italiana destruída no ano 79 pela erupção do Vesúvio", afirma o designer de jogos Luiz Dal Monte Neto.

Nos moldes atuais, porém, as palavras cruzadas apareceram pela primeira vez no jornal New York World, em 22 de dezembro de 1913.

O inglês Arthur Wynne, responsável pela seção "Diversão" do jornal, recebeu a incumbência de inventar um jogo especialmente para a edição dominical.

Wynne baseou-se em um passatempo que conhecera quando criança e que tinha regras semelhantes às dos romanos. Mas, em vez de fornecer as palavras que deveriam ser cruzadas, Wynne resolveu dar apenas dicas e criou um diagrama na forma de um losango.

Uma década depois, a criação de Wynne já estava em jornais europeus, além de em todo o continente americano.



Arquivo capturado em 26/08/12


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Razão

Não chore ainda não, 
que eu tenho uma razão pra você não chorar.


Chico Buarque de Holanda



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CIÊNCIA – A Língua Humana


Um órgão versátil que nos permite sentir sabores e falar.

Em nossa língua, temos até 10 mil botões gustativos, capazes de distinguir entre gostos doces, azedos, amargos, salgados e picantes.

Conforme a comida é dissolvida por nossa saliva, ela vai de encontro à células receptoras de gostos dentro de nossos botões gustativos, que quando estimulados, enviam sinais ao córtex cerebral.

Receptores na língua também respondem a outros estímulos, como dor, temperatura e pressão.

A língua consiste em oito músculos: quatro são músculos extrínsecos, ligados aos ossos e mudam a posição da língua; outros quatro são músculos intrínsecos que não estão ligados aos ossos e mudam o formato do órgão.

Além de conduzir a comida enquanto mastigamos e engolimos, a língua também nos dá habilidade de falar. Em combinação com a boca, mandíbula e bochechas, a língua se move para articular sons que emanam das cordas vocais da laringe.


Texto: A língua humana. Como funciona. Ano 1, Nº 12. p. 63. Ago. 2012.
Imagem: Sobbotta - Atlas e anatomia humana. Vol 1 - 22ª edição, p. 102.

sábado, 1 de setembro de 2012

DICA - Leitutura



Minha dica de leitura para o mês de setembro é A Tulipa Negra de Alexandre Dumas. Esse clássico que conta uma história acontecida na Holanda por volta de 1672, quando um elevado prêmio em dinheiro foi oferecido ao plantador que conseguisse produzir uma tulipa totalmente negra. Falsidade e inveja esbarram com o amor, que nasce, assim como a flor perfeita, na situação mais adversa.

                                                                                            Boa leitura!

Simone Blima.