Foi o policial de trânsito William Potts, de
Detroit (EUA). Lanternas verdes e vermelhas já organizavam o fluxo de
carruagens na Inglaterra desde 1868. Mas foi em 1917 que Potts inventou um
dispositivo auto- mático usando as luzes vermelha, amarela e verde.
Segundo o pesquisador Michel Pastoureau, a relação
entre as três cores é um antigo código social, usado desde a valorização do
espectro cromático, criado por Newton no século 17.
“A sinalização rodoviária é filha da marítima e da
ferroviária, remontando, portanto, a códigos anteriores aos automóveis”, diz
Pastoureau no livro Dicionário das Cores do Nosso Tempo.
Assim, o vermelho, que desde a Idade Média é a cor
da interdição, tornaria o verde (seu complementar no espectro) o símbolo da
permissão. O amarelo, localizado no ponto médio entre as duas outras cores,
serviria então para a transição.
RANGEL, Natália.
Quem definiu as cores do semáforo? Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-definiu-as-cores-do-semaforo.
Acesso em: 29 nov, 2012.
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