quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Comissário de Voo


No dia 31 de outubro comemora-se o dia Mundial do Comissário de Voo,  homenagem justa aos que de fato desempenham suas funções de forma correta.
Dia 07 de julho presenciei uma desagradável cena, a bordo de uma aeronave no trecho Guarulhos X Fortaleza, que fiquei perplexa com a indelicadeza de um comissário para com um dos passageiros. O fato se deu quando ele e a aeromoça passaram e esqueceram-se de servir os passageiros ocupantes das poltronas localizadas à minha direita. Um dos passageiros não servidos chamou o comissário e, educadamente, perguntou-lhe o porquê de não terem sido servidos. Esse comissário mal educado, grosseiro, arrogante destratou esse passageiro, dizendo que ele tivesse calma, que ainda iria servi-los, (lógico que ele teria agido com mais delicadeza, assumindo a sua falha e pedindo desculpas pelo o incidente), mas preferiu falar alto e enfrentar o passageiro que nesse momento silenciou. Minutos depois esse senhor chamou uma das aeromoças e perguntou o nome daquele comissário. Ela lhe informou, mas chegando à cabine provavelmente tenha comentado o episódio com o “tal”, porque esse voltou com o seu nome escrito em um lenço de papel e entregando ao passageiro, disse: - Aí está o meu nome completo. O passageiro agradeceu.
Não sei se ele tentou formalizar uma reclamação junto à Empresa aérea, ou se desistiu. Mas ali caberia, uma indenização por danos morais. Jamais havia visto um serviço de bordo tão áspero, descortês, deselegante e grosso.
Esse dia de hoje é dedicado aos verdadeiros comissários de voo, àqueles que colocam em prática tudo o que aprenderam no seu curso de formação.
Aos que não atingiram esse nível ainda, que se preparem, amadureçam para também merecerem  homenagens.

Simone Blima.


3 comentários:

  1. ??? Danos morais somente porque o comissário falou para o passageiro esperar que já ia servi-lo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tivesse presenciado a cena certamente concordaria comigo. Não está em questão o fato do comissário ter pedido para o passageiro esperar, mas a forma grosseira como foi expressa.

      Excluir
  2. Hahaha a.
    Hoje em dia o brasileiro se sente humilhado por qualquer merda, sempre se acha no direito e esquecem os deverem, com certeza o passageiro que chamou a atenção do passageiro foi ríspido também. Engraçado que brasileiro se faz de vitima e tudo é motivo de humilhação e processo.

    Situação tosca

    ResponderExcluir