sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

HISTÓRIA - A primeira mulher a conseguir um título de doutorado


Foi a italiana, Elena Lucrezia Cornaro Piscopia, (1646 - 1684), a primeira mulher no mundo a receber um grau de doutorado.

Descendente de família nobre, mas decadente, era a filha mais velha do Procurador de San Marco, Giovanni Baptista Cornaro e de Zanetta Giovanna Boni.

Desde pequena, Elena mostrou ter um intelecto privilegiado. Com o orgulhoso apoio do seu pai, aos 7 anos já estudava gramática das línguas clássicas latim e grego e a música e exibia poderes extraordinários de raciocínio.

Além de aprender a falar latim e o grego fluentemente, dominou hebráico, espanhol, francês e árabe. Também estudou ciências, matemática, astronomia, filosofia e teologia.

Aos 17 destacou-se compositora e musicista, tocando vários instrumentos, entre eles, a harpa e o violino.

Deslocou-se (1672) para a importante Universidade de Pádua para continuar com seus estudos, onde se dedicou a um doutorado em teologia, apesar da resistência machista da igreja católica romana.

Com a insistência e o permanente incentivo do pai, os oficiais da igreja dobraram-se parcialmente e permitiram-lhe que recebesse o título de Doutora em Filosofia, em cerimônia extremamente concorrida na catedral de Pádua (1678).

A banca examinadora, impressionada com sua capacidade de conhecimento e didatismo, além do doutorado, concedeu-lhe capacitada para receber a capa de eminente professora e a coroa do laurel do poeta.

Tornou-se membro altamente prestigiada de várias academias em toda a Europa, e recebeu visitas de alunos de todas as partes do mundo.

Deu aulas de música, de teologia e composição. Tornou-se professora de matemática na universidade de Pádua (1678).

Atacada pela tuberculose, durante os últimos sete anos de sua vida, dedicou-se a ministrar aulas aos mais humildes, morrendo aos trinta e oito anos de idade, em Pádua.

Cumprindo seu último desejo, foi enterrada na igreja de Santa Giustina, em Pádua, na Itália. A Universidade de Pádua cunhou uma medalha em sua honra (1685) e depois, uma estátua de sua estudante mais ilustre.

Disponível em: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/ElenPisc.html. Acesso em 09 dez. 2012. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário