quinta-feira, 12 de julho de 2012

Curiosidade - Origem das Bebidas

Os árabes foram os primeiros a destilar o álcool, no começo da Idade Média.

OS PRINCIPAIS DESTILADOS:

Bourbon (Estados Unidos) -  Nasceu no estado de Kentucky e sua matéria-prima principal é o milho. Tem um gosto forte e definido, acentuado pela madeira queimada dos barris.

Cachaça (Brasil) – Prima em primeiro grau do run, surgida nos engenhos de açúcar do período colonial. Hoje, Minas Gerais produzem as melhores pingas, sobretudo as envelhecidas.

Calvados – (França) - Calvados é um destilado de maçã feito na Normandie, França. Um calvados bem envelhecido costuma ser magnífico.

Conhaque – (França) – Bebida fina e elegante, apropriada aos dias frios, ao café e ao charuto. Destilado da região Homônima de Cognac. Quanto mais velho melhor.

Gim – (Holanda) A partir do zimbro, foi destilada a primeira vez na cidade holandesa de Leyden, no século XVI. Tornou-se com o tempo. A bebida por excelência dos ingleses.

Jerez  (Espanha) Xerès, em francês ou sherry em inglês. Na versão fino, é o vinho mais seco do mundo. Feito na região de Jerez de La Frontera, na Espanha, é um vinho que recebe a adição de aguardente de vinho para elevar o seu teor de álcool a 15,5º, no caso dos finos, a 18º. Bebidos com sobremesa ou apreciados com charuto.

Rum – (Caribe) – Cristóvão Colombo levou a cana-de-açúcar ao caribe, a a partir daí o rum começou a ser produzido. Expandiu-se pela região e por outros países do mundo.

Saquê – (Japão) – Bebida milenar é um fermentado de arroz com sua curiosa característica. Pode ser bebido quente ou frio, dependendo da estação do ano.

Tennessee Wiskhey – (Estados Unidos) Criado em 1866 pelo jovem Jack Daniel na pequena cidade de Lynchburg, o tennessee wiskhey é feito de cevada maltada, centeio, milho, e tem um inconfundível sabor.

Tequila – (México) – Um destilado curioso, originário na cidade do mesmo nome. Feita com a siva do agave, planta da família das babosas. É a bebida nacional do México.

Vodca – (Polônia e Rússia) – Os dois povos reinvidica a paternidade da Vodca, de origem imprecisa no tempo. O teor alcoólico elevado impedia que congelasse em baixas temperaturas da região.

Uísque – (Escócia) Elaborado nesse país a partir do século XV, scotch virou seu sinônimo. Água puríssima, bons cereais e o lento envelhecimento oferecem a inigualável qualidade da bebida.

OS FERMENTADOS:
Cerveja – Popular no Ocidente e no Oriente, sua matéria prima principal é a cevada, triturada e misturada à água quente dentro de grandes cubos, junto com os fermentos. Na sequencia é adicionado o lúpulo que lhe dar o sabor mais ou menos forte, segundo a característica de cada uma.

Champanhe – O segredo maior do champanhe feito na França está na sua segunda fermentação. Ele nasce como um vinho branco comum (chamado de vinho tranqüilo). Após a mistura desses vinhos de diferentes anos é colocado nas tradicionais garrafas por no mínimo três anos, onde estará também um pouco de fermento, responsável pela formação do borbulhante gás carbônico.

Vermute  (Itália) – Elaborado nesse país desde o século XVII, consagrou a mistura de vinhos com raízes, sementes, cascas, frutas e flores. Da família dos fermentados, ele recebe a adição de xarope de açúcar.

Vinho – (Europa Central) – A uva tem origem no Oriente, mas a espécie européia Vítis vinífera, cultivada há mais de 2.000 anos nos países mediterrâneos, é a única que permite fazer bons vinhos. Dela procede também o Jerez espanhol e o vinho do Porto, de Portugal.



                                                                                                                   Saúde!!!
Simone Blima.


Texto:
Extraído da revista National Geographic (Brasil) – Informe Publicitário /Dez 2000.
Imagens:


2 comentários:

  1. Faltou a que talvez seja a mais antiga, o hidromel

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado, Nilmarks Santana!
    O hidromel é uma bebida alcoólica derivada da fermentação do mel diluído em água. Vou pesquisar para publicação posterior.
    Valeu a dica!

    ResponderExcluir