segunda-feira, 30 de julho de 2012

Mário Quintana - O Poeta da Simplicidade


Mário de Miranda Quintana nasceu na cidade de Alegrete (RS), no dia 30 de julho de 1906.

Filho de Celso de Oliveira Quintana, farmacêutico, e de. Virgínia de Miranda Quintana.

Aos sete anos, auxiliado pelos pais, aprendeu a ler tendo como cartilha, o Jornal Correio do Povo. Seus pais ensinam-lhe, também, rudimentos de francês.

Mudou-se em 1919 para Porto Alegre, onde estudou no Colégio Militar, publicando ali suas primeiras produções literárias.

Considerado o "poeta das coisas simples", com um estilo marcado pela ironia, pela profundidade e pela perfeição técnica, ele trabalhou como jornalista quase toda a sua vida. Traduziu mais de cento e trinta obras da literatura universa.

Quintana trabalhou no Jornal Correio do Povo de 1953 a 1977. Foi colunista da página de cultura que saía aos sábados.

Em 1940, ele lançou o seu primeiro livro de poesias, A Rua dos Cataventos, iniciando a sua carreira de poeta, escritor e autor infantil.

Em 1966, foi publicada a sua Antologia Poética, com sessenta poemas, organizada por Rubem Braga e Paulo Mendes Campos, e lançada para comemorar seus sessenta anos de idade, sendo por esta razão o poeta saudado na Academia Brasileira de Letras.

Conquistou vários premios na literatura.

Faleceu no dia 05 maio de 1994.



“Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade”.

Mário Quintana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário