segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

CURIODIDADE – Como surgiram os nomes dos elementos químicos

Ítrio (Y)

Ítrio, térbio, érbio e itérbio foram gerados de minérios raros encontrados em uma mina na vila sueca de Ytterby – daí seus nomes serem uma variação dessa palavra.


Manganês (Mn)

O manganês levou o nome por engano: seu minério foi confundido com a magnetita. Esta, por sua vez, herdou o nome de Magnes, suposto pastor grego que a teria descoberto.
 
Cobalto (Co)

Cobalto deriva de Kobold, um espírito maligno do folclore alemão. Isso porque está presente em minérios cuja exploração era tóxica aos trabalhadores.
 
 
Níquel (Ni)

Níquel deriva de uma palavra alemã para “diabo”. Quando foi descoberto, acreditava-se que se tratava de cobre. Mas, como sua extração era impossível, os trabalhadores culparam um espírito maligno.
 

Índio (In)

Não tem nada a ver com indígenas (ou a Índia). Quando colocado numa chama, o índio emite uma luz índigo, cor situada no espectro entre o azul e o violeta.

 
Antimônio (Sb)

O batismo vem do grego: antimônio significa “não está sozinho”. Isso porque o elemento geralmente não é encontado isolado, e sim combinado com enxofre ou oxigênio.
  
Túlio (Tm)

O nome é inspirado em Thule, uma ilha europeia registrada em diferentes locais de acordo com a época. Pode ser as ilhas Órcades, as ilhas Shetland, a Islândia ou até a Groenlândia.

  Ununhéxio (Uuh)

Cada algarismo do número atômico destes últimos elementos foi convertido em uma “sílaba” do seu nome. O algarismo 1, por exemplo, se torna “un”, e o 6, “héxio”. Então o elemento de número 116 virou “ununhéxio”.



WOLF, Luiza. Qual a origem dos nomes dos elementos químicos? Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-a-origem-dos-nomes-dos-elementos-quimicos. Acesso em: 19 fev. 2013.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário