domingo, 3 de fevereiro de 2013

MELÃO – A fruta amiga da beleza







Os dermatologistas são unânimes em afirmar que a hidratação começa de dentro para fora. Mas você não precisa ficar só na água, nos chás ou sucos. Ricos em líquidos, alguns legumes e frutas também são importantes nesse processo. Por isso a sugestão de você usar e abusar do melão.

Composto por 80% de água, ele hidrata mesmo quando consumido aos pedaços. Se você preferir transformá-lo em suco vá em frente, mas evite coar. Coando você elimina boa parte das fibras que também estão presentes na polpa e são muito bem-vindas. Elas garantem o poder da fruta em eliminar toxinas e a desinchar, o que ajuda muito na conquista de uma barriga mais lisinha. E por ter poucas calorias – só 30 em uma fatia média (100 gramas) – o melão não engorda e até facilita a perda de peso.


A origem do melão divide a opinião dos pesquisadores. Alguns afirmam que ele é típico da índia e do Irã. Outros dizem que a fruta da mesma família da melancia surgiu na África.
Atualmente cultivada nos vários continentes, é encontrada em diferentes formatos, tamanhos, aromas, sabores, cores e texturas da polpa e casca. No Brasil, os tipos mais comuns são: amarelo valenciano, cantalupo, Gália e pele-de-sapo.

Não importa a escolha: a saúde, a medida da cintura e a pele saem ganhando com o consumo dessa fruta. “O melão está na lista dos alimentos funcionais – ou seja, ele carrega substâncias que além de nutrir, reduzem a retenção de líquidos, melhoram o funcionamento do intestino e reforçam o sistema imunológico” – explica Marciele pereira, nutricionista do SPA médico do Paraná.

(Veja a continuação dessa matéria  no post de 05 fevereiro 2013)


UCHÔA, Yara. A fruta amiga da beleza. Boa forma. P. 98. Jan. 2013.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário