Com
uma ousada operação, que levou três anos (1909-1912) e envolveu cerca de 400
pessoas. Para erguer a estrutura, alpinistas escalaram os morros da Urca e do
Pão de Açúcar levando equipamentos em mochilas e operários se arriscaram na
edificação de estações a 400 m de altura.
A
construção do bondinho, que completou 100 anos no dia 27 de outubro de 2012,
fez parte das comemorações do centenário da abertura dos portos cariocas. Ele
custou dois milhões de contos de réis, valor que, ajustado aos dias de hoje,
ultrapassaria R$ 100 bilhões! Naquela época, só existiam dois teleféricos
parecidos no mundo, na Espanha e na Suíça, e o bondinho carioca superou os dois
em tamanho.
1º)
- Um grupo de 100 alpinistas escalou o Morro da Urca levando em mochilas peças
de um guincho manual e cordas. Quando chegaram ao alto, montaram o guincho e
lançaram a corda para baixo. Ela foi amarrada a um cabo de aço com cerca de 550
m e puxada para cima
2º)
- Uma ponta do cabo foi fixada no guincho, e a outra, na Praia Vermelha. Com o
fio erguido, foi instalado um elevador de carga para levar materiais e
operários até o morro. No total, 4 toneladas de equipamentos foram carregada.
3º)
- Com tudo carregado, iniciou-se a edificação das estações da Praia Vermelha e,
a 220 m de altura, do Morro da Urca. Para segurar o bondinho, o cabo original
foi substituído por outro mais forte. Também foi instalada no morro uma oficina
de manutenção.
4º)
- Os bondinhos de madeira maciça foram trazidos da Alemanha e fixados nos cabos
com o auxílio de guindastes. Além de sustentarem o veículo,os cabos também já
tinham os sulcos por onde ele deslizava utilizando oito pares de roldanas. A
viagem durava seis minutos.
5º)
- A mesma operação com alpinistas e elevador de carga foi repetida para a
fixação dos cabos e a colocação do bondinho no segundo trecho, de 750 m, entre
Urca e Pão de Açúcar. A estação final foi construída a 396 m de altura e
inaugurada em 18 de janeiro de 1913.
6º)
- O bondinho foi trocado pela primeira vez em 1970 e novamente em 2008. A
versão atual tem um sistema que executa automaticamente a aceleração e
desaceleração, além de painéis que mostram a localização dos veículos em caso
de baixa visibilidade.
Mudanças do bondinho ao
longo da história:
1912
Capacidade: 17 pessoas
Tamanho: 1,8 x 1,45 m
Velocidade: 2 m/s
1970
Capacidade: 65 pessoas
Tamanho: 6 x 3 m
Velocidade: 10 m/s
2008
Capacidade: 65
Tamanho: 6 x 3 m
Velocidade: 10 m/s
DA AREIA AO AÇÚCAR
Passeio já
foi feito por 40 milhões de pessoas desde a inauguração.
Essa atração está localizada no Rio de Janeiro –
Brasil.
VASCONCELOS,Yuri. http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-foi-construido-o-pao-de-acucar.
Acesso em 15 fev. 2013. (Adaptado)
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