sábado, 5 de janeiro de 2013

A verdade por trás das Dietas


Muitos acreditam que o principal motivo pelo qual uma pessoa opta por fazer uma dieta é a vontade de perder peso. No entanto, existem outras razões para isso. Por exemplo, as dietas de desintoxicação tornaram-se populares.

O objetivo dessa dieta é eliminar as toxinas e substâncias nocivas do corpo através da ingestão de água frutas e vegetais. Nela, a perda de peso é um efeito e não o principal objetivo.

As dietas funcionam de modos diferentes dependendo de sua proposta. Uma dieta de perda de peso ou de controle normalmente se concentra em reduzir a ingestão calórica a um nível apropriado abaixo das necessidades diárias do corpo. Isso força o organismo a usar suas reservas de gordura, reduzindo o peso do indivíduo.

Alimentar-se de maneira inteligente, com “equilíbrio” e “moderação”, é fundamental para garantir que você obtenha o melhor do seu corpo. É dessa forma que conseguimos a energia para o bom funcionamento do organismo, assim como os minerais e vitaminas essenciais para a manutenção e a regeneração celular.

Se um indivíduo não está consumindo uma dieta equilibrada e tem carência de grupos alimentares vitais, ou não está recebendo o suficiente de uma determinada vitamina, ele pode desenvolver uma série de doenças. A falta de vitamina C, por exemplo, pode causar escorbuto.

Embora o escorbuto seja atualmente extremamente raro em países desenvolvidos, ainda surgem casos isolados. Da mesma forma pessoas que fazem dietas extremas, cortando grupos alimentares inteiros, muitas vezes podem desenvolver deficiências se não ingerirem todos os nutrientes necessários.

Assim, entendemos que para manter um peso saudável, é necessário um equilíbrio entre todos os alimentos bons. Sabemos também que não se devem consumir mais calorias do que precisamos para nosso organismo funcionar. Ainda assim, pessoas interessadas em perder peso muitas vezes adotam regimes radicais que prometem uma perda rápida e fácil, seja pela eliminação de um grupo de alimentos (como carboidratos) ou dando ênfase a alimentos específicos (como sopa de repolho).

Embora algumas realmente tenham seu lado positivo, encorajando você a eliminar o excesso de açúcar e gorduras saturadas de sua dieta, muitas sugerem cortar nutrientes saudáveis como carboidratos complexos (aveia, arroz integral) e ácidos graxos essenciais. Como todos sabem, uma dieta equilibrada é fundamental para assegurar as funções do corpo.

 Tipos de dietas – Vejam no post do próximo dia 7
Simone Blima.

A verdade por trás das dietas. Como Funcionam. Ano 2 nº. 16. pág. 10 e 11. Dez. 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário