quarta-feira, 13 de março de 2013

DICA – Saúde Bucal

Como higienizar corretamente a sua escova dental

A escova é um item indispensável para a higiene bucal, por isso na hora da escolha alguns aspectos devem ser levados em conta – afirma o dentista Flávio Goulart.

— O ideal é que se procure orientação odontológica antes da compra, mas se for adquirir aleatoriamente, escolha escovas macias ou ultramacias de cabeça pequena. Apesar disso, cada tipo tem sua indicação. Pessoas com aparelhos ortodônticos, problemas periodontais e próteses geralmente precisam de uma escova mais específica para sua higiene bucal — explica.

Ainda segundo o especialista, estudos recentes mostram que a forma mais eficiente de higienizar a escova é deixá-la submersa em uma solução antisséptica após a lavagem com água corrente, até cobrir todas as cerdas. Essa solução pode ser colocada em um copo e trocada pelo menos uma vez por semana.

— Para viagens e ausências, o ideal é secar bem após tirá-la do antisséptico e guardar em caixinhas apropriadas que são facilmente encontradas em farmácias. Lembrando que esses recipientes devem estar sempre limpos e secos — ressalta Goulart.
A troca da escova pode ser feita a cada 60 dias, desde que seja manuseada e higienizada de forma correta.

Importante lembrar que a escova dental é um item individual, não se empresta para um amigo ou mesmo para um filho, pois bactérias e vírus podem ser transmitidos pela escova.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário