sexta-feira, 29 de março de 2013

SAÚDE - Dicas para evitar as incômodas crises de rinite


Engana-se quem pensa que as crises de rinite só acontecem no inverno. Quem convive com o problema sabe que a doença pode se manifestar durante o ano todo, inclusive nos dias mais quentes.

A poluição, a poeira, a exposição ao ar-condicionado ou ventilador e as mudanças bruscas de temperaturas são alguns dos fatores que podem desencadear as crises e provocar seus incômodos sintomas como obstrução nasal, coriza, dor de cabeça, espirros e tosse.

A rinite alérgica é causada por uma reação inflamatória das mucosas nasais, desencadeada por um corpo estranho no organismo (alérgeno), e frequentemente seus sintomas são confundidos com o resfriado ou a gripe.

— Embora muitos considerem a rinite uma doença banal, ela é um problema de saúde pública que afeta diretamente a qualidade de vida e a rotina diária dos portadores, em função da má qualidade respiratória e do impacto no sono — destaca o alergologista, João Ferreira de Mello Júnior, professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Para que a rinite não atrapalhe sua vida, algumas medidas simples podem ajudar a diminuir a presença de agentes que causam alergia. Confira:

Em casa:
Manter a casa sempre limpa e arejada é uma boa maneira de reduzir a proliferação de ácaros, um dos principais alérgenos que causam os indesejáveis sintomas da rinite. Nunca use vassoura, espanador ou pano seco — eles apenas mudam as impurezas de lugar.

Evite tudo o que possa juntar poeira como carpetes, cortinas, cobertores ou bichos de pelúcia, e assegure uma higienização periódica desses itens, caso não possa se desfazer deles.

Dê preferência a pisos lisos ou frios, que são mais fáceis de limpar e não abrigam ácaros e outros micro-organismos.

Evite agentes e substâncias irritantes. Para a limpeza do chão ou de móveis, basta passar um pano úmido.

Se você tem animais de estimação, cuide da higiene dos bichinhos e, se possível, mantenha os pelos dos cães ou gatos mais curtos. O banho também é muito importante.

No quarto:
Limpe o quarto diariamente com pano úmido.

Colchão e travesseiros devem ter enchimento de material sintético, como poliéster.

Substitua os cobertores de lã por edredons.

Pelo menos uma vez por semana, deixe as portas do guarda-roupa ou armários abertas por um período de uma hora, para que o ar circule e entre claridade. Ácaros não gostam de luz e nem de ambientes secos e limpos.

Durma em local arejado e umedecido. Umidificadores de ar, toalhas molhadas ou bacias com água ajudam a resolver o problema.

Com seu organismo:
Hidrate o seu corpo com muita água, sucos ou frutas que tenham bastante líquido, como melão e melancia.

Lave o nariz com soro fisiológico pelo menos uma vez ao dia. Uma mucosa hidratada diminui a congestão nasal.

Evite fumar ou ambientes com cheiro ou fumaça de cigarro.

Evite contato com substâncias que tenham cheiro forte (tintas, querosene e outros produtos químicos).

Use roupas adequadas à temperatura ambiente. Evite usar produtos que deixem odor marcante nas roupas, como amaciantes com fragrâncias fortes.



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário