segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia do Professor - 15 de Outubro


Uma das mais nobres profissões está ameaçada de extinção. Isso pode parecer piada, mas é uma realidade na área do magistério. O professor outrora tão reverenciado, hoje é completamente massacrado. Massacrado pelo baixo salário e pelo descaso dos governantes que não se preocupam em investir nessa categoria tão fundamental no processo educativo, pois são eles, os professores, responsáveis pela formação de cidadãos.
Imaginamos que um profissional preparado e bem pago produz mais porque tem conteúdos e remuneração satisfatória. No entanto, o  que podemos esperar de um professor ou de qualquer outro profissional despreparado e mal remunerado? Precisa ter muita “vocação” para desenvolver um trabalho de qualidade.
Não bastassem os baixos salários, os professores ainda enfrentam as ameaças contra a própria integridade física por parte de maus alunos que os agride na hora de um “pedido de silêncio” ou na atribuição de alguma nota vermelha.
Não é fácil ser professor em um país onde educação não é prioridade. Os governantes precisam investir na educação. “O magistério é a profissão que prepara o futuro. Fora da educação não há salvação. Escola não é brincadeira, não é passatempo, não é depósito de criança porque os pais estão trabalhando. É o lugar mais importante de um país sério”, afirmou Alexandre Garcia na edição do Bom dia Brasil de 31/05/2012.
        

 Simone Blima




Nenhum comentário:

Postar um comentário