sábado, 27 de outubro de 2012

CIÊNCIA – Extração de Sal Marinho


O sal pode ser extraído de três maneiras.

A primeira é uma técnica na qual os trabalhadores dragam manualmente águas com alta concentração de sal com o uso de peneiras (como acontece no lago Retba, no Senegal). Essa é a prática mais antiga.

O segundo método é uma técnica semimanual, na qual a água do mar é artificialmente represada e segmentada em uma série de lagoas rasas (como acontece no mar morto). Essas lagoas expostas ao sol e ao vento, evaporam, concentrando o sal, que se cristaliza e pode ser colhido manualmente.

O terceiro processo é uma evolução do segundo, com tosa a operação ampliada e separada de uma fonte natural de água do mar. A água salgada é bombeada para lagoas rasas artificiais interligadas.

À medida que a água começa a evaporar, ela é transportada para cada vez mais perto de uma unidade de processamento, o que significa que a água no lago mais próximo tem o sal mais cristalizado.

O sal passa por uma lavagem em uma solução de salmoura, a fim de se retirar o cálcio ou quaisquer outras impurezas, e depois em água doce para dissolver quaisquer vestígios de cloreto de magnésio. Depois de seco ele está pronto para ser empacotado e distribuído aos revendedores.

Fonte: Extração de sal marinho. Como funciona. São Paulo. Nº 14. p.26. out, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário