terça-feira, 9 de outubro de 2012

Geografia - Quantas Amazônias existem?


Muita gente faz confusão entre o estado do Amazonas e a Amazônia. "Há várias Amazônias, e isso cria uma dificuldade e até uma sobreposição de conceitos e temas", afirma Reinaldo Correa Costa, geógrafo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). 

Nem mesmo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sabe, com precisão, delimitar a área que cada uma das "Amazônias" ocupa.

O Amazonas é a mais extensa das 27 unidades federativas brasileiras, com área equivalente à da Mongólia e pouco menor que todos os estados da Região Nordeste somados.

Amazônia é toda a região ocupada pela bacia do rio Amazonas. Como atravessa vários países, não há um órgão responsável por ela. Isso acaba gerando dados conflitantes sobre seu tamanho, que vai de 6,5 milhões a 7,5 milhões de km². No Brasil, a Amazônia tem 3,8 milhões de km².


Fonte: MOTOMURA, Marina. Quantas Amazônias existem? (on line) Disponível no endereço: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quantas-amazonias-existem Arquivo capturado em 1 out, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário