sexta-feira, 19 de outubro de 2012

AMBIENTE - A água da chuva é potável?



Depende. "Em uma cidade grande, a chuva tem vários contaminantes. No campo e nas florestas ela é mais limpa", diz a química, Adalgiza Fornaro, da USP.

Mas não existe chuva pura, composta só de água, em nenhum lugar do mundo. A razão é simples: quando as gotinhas se formam, elas reúnem um pouco de tudo o que está na atmosfera ao redor. Assim, o coquetel chuvoso tem água, é claro, mas também partículas sólidas e gases que ficam em suspensão.

 "A chuva do campo costuma ser rica em cálcio e potássio vindos do solo. No litoral, os temporais devolvem o sódio que evaporou com o sal da água do mar." Nas cidades, é mais perigoso.

Para se ter uma idéia, a chuva em São Paulo contém os seguintes venenos:

Amônio - que vem da amônia, substância produzida em processos de decomposição, inclusive aqueles ligados ao metabolismo de seres vivos;

Nitrato - resultante da emissão de óxidos de nitrogênio pelos escapamentos;

Sulfato - originado dos óxidos de enxofre lançados com a queima de combustíveis;

Ácidos fórmicos e acéticos -  que vêm dos hidrocarbonetos, também liberados pelos carros.

Pior: quando a chuva cai, minúsculos grãos de poeira e de fuligem (aquela fumaça preta) ou até mesmo vírus e bactérias podem vir de carona nas gotas.

Em último caso, beber água de chuva não traz grandes riscos à saúde. "Esses poluentes prejudicam mais o nosso sistema respiratório que o digestivo. Ou seja, o problema mesmo está no ar que respiramos. A chuva, afinal, ajuda a diluí-los", afirma Adalgiza.


A água da chuva é potável? (on line). Disponível no endereço: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/a-agua-da-chuva-e-potavel. Arquivo capturado em 09 out, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário